sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PROJETO "VIAGEM PELO MUNDO DAS ARTES PLÁSTICAS" - 3

SUGESTÃO DE ROTEIRO 

MARÇO:
PINTURAS RUPESTRES (PINTURA FEITA NAS PAREDES DAS CAVERNAS - ONDE TUDO COMEÇOU)
PINTURAS DE RETRATOS E CENAS
GRAVURAS

ABRIL:
PINTURAS MARINHAS E NATUREZA MORTA

MAIO:
PINTURA ABSTRATA
DESENHOS
ESCULTURAS

JUNHO:
POP ART
RECORTE E COLAGEM

JULHO:
TÉCNICAS DIVERSAS


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

1 - A partir da observação de uma obra de arte conduziremos os alunos à leitura da obra criando mecanismos e oportunidades para que eles percebam, compreendam e interpretem-na, observando cores, texturas, volumes, formas e linhas que constituem uma imagem, percebendo objetivamente os elementos presentes nela, bem como sua temática e estrutura. Ou seja, proporcionaremos meios para diversas interpretações, olhares e observações, respeitando as diversidades de pensamento.
- O que foi pintado pelo pintor?- De que falam estas obras?- O que podemos estudar e aprender de um quadro?- Quais títulos que podemos dar a esta obra? Por quê?

Com estas respostas será construído um texto que será exposto no mural, confeccionado anteriormente.
Estimularemos os alunos a reproduzirem a obra do artista observado.


2 - Para a obra  “Buenos Aires Tour” de Jorge Macchi
Utilizaremos um mapa do Brasil ou Rio de Janeiro e um pedaço de papel pardo nas mesmas dimensões do mapa.
Este papel será amassado em forma de uma bola.
Os alunos se sentarão num círculo, e ao som de uma música, a bola passará de mão
em mão. Quando parar a música, o aluno que ficou de posse da bola, rasgará um pedaço do papel e o guardará consigo.
Após algumas rodadas, os pedaços serão montados sobre o mapa. Com base nos pedaços rasgados, serão transferidos riscos para o mapa.

3 – Podemos construir com os alunos uma obra com o título dado pelas crianças.
Utilizando-se de bandejas descartáveis, os alunos colarão fotos, produções, recortes, fotos etc. Estas bandejas serão envolvidas em papel filme, como encontramos nos produtos industrializados. Podemos construir móbiles ou painéis.


4 – Outro móbile ou painel pode ser feito com caixas de papelão encapadas, e fotos/recortes/produções/textos afixadas em todos os lados. Estas caixas ficarão suspensas por um barbante no teto do saguão da escola.

5 - DESENHO COM FOLHA DE PLANTA:Desenhar com giz de cera usando folhas de diversas formas e tamanhos.

6 - DESENHO ESPELHO: Oriente os alunos a dobrar a folha de papel ofício ao meio e pingar cola colorida na dobra – tornar a dobrar a folha e aparecerá uma surpresa.

7 - BOLINHAS DE SABÃO: Material Necessário: anilinas, detergente incolor, canudos, papel ofício e copos descartáveis. Procedimento: Coloque um pouco de detergente com algumas gotas de anilina no copo ( cada copo com uma cor diferente ) – os alunos deverão molhar o canudo nos copos e soprar fazendo bolinhas de sabão no papel oficio.
OBS: Uma técnica que surte efeito muito bonito mas é necessário que o professor tenha muita atenção para que as crianças não engulam o detergente.

8 - DESENHO MÁGICO: Desenhar no papel usando apenas giz de cera branco, em seguida, com pincel passe tinta guache em toda folha. As crianças adoram a surpresa!

9 - DESENHO LIVRE BRANCO NO PRETO: Material Necessário: papel cartão preto, giz de cera branco e creme dental branco. Procedimento: Desenhar livremente no papel cartão usando o giz e o creme dental.

10 - TEXTURA, FORMA E COR:Colagem de areia colorida em quadrados, triângulos e círculos.

11 - PAPEL ÚMIDO:
Molhar a folha com algodão e pintar em seguida com tinta guache

Outras idéias: Pintar com os dedos, com esponjas, com escova de dente, com giz de lousa molhado no leite, desenhar na lixa, desenhar com hidrocor sobre papel camurça.

OUTRAS SUGESTÕES  DE ATIVIDADES E TÉCNICAS ARTÍSTICAS ESTÃO NA APOSTILA “SUGESTÕES DE ARTES PLÁSTICAS", OFERECIDA PARA TODAS AS TURMAS DA CRECHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.